Ao estrangeiro é permito financiar a compra do imóvel em Portugal. Algumas das vantagens são os baixos juros europeus e os longos prazos de pagamento (até 30 anos). Veja neste artigo todos os detalhes sobre o processo de financiamento de imóveis em Portugal.

IMPORTANTE: Não são todos os bancos em Portugal que oferecem o serviço de financiamento para estrangeiros. A CAP International possui longa experiência e ótimo relacionamento com os principais bancos locais para indicar as melhores opções. Também trabalhamos em parceria com intermediários bancários, que são profissionais especializados para fazer a frente junto aos bancos de Portugal. Mais adiante neste artigo detalharemos sobre o papel dos intermediários bancários na aprovação do empréstimo.

Financiamento de imóvel em Portugal: Tudo que você precisa saber

Brasileiro pode financiar imóveis em Portugal?

Sim, o financiamento de imóveis para brasileiros é permitido. Basta comprovar renda no Brasil. Abaixo neste artigo detalhamos os documentos necessários para comprovar renda e também qual a renda necessária aproximada exigida pelos bancos em Portugal.

Quem pode me assessorar?

A CAP International orienta seus clientes em todo o processo de financiamento de imóveis em Portugal.

Trabalhamos também em parceria com intermediários bancários, que são profissionais certificados em Portugal para fazer todo o trabalho de solicitação junto aos bancos.

Os intermediários bancários podem ou não cobrar uma pequena taxa em percentuais sobre o valor do financiamento. Geralmente este custo é pago pelo próprio banco em Portugal, que remunera esta classe de profissionais, já que ele estará trazendo um novo cliente para o banco.

A grande vantagem em se contratar um intermediário é que eles possuem ótimo trânsito junto aos bancos e conhecem bem o processo, facilitando a aprovação.

O papel dos intermediarios bancários em Portugal

Documentos necessários para o financiamento

Para financiamento de imóveis em Portugal os bancos costumam solicitar os seguintes documentos comprobatórios de renda:

  • Cópia do visto e passaporte válidos;
  • Movimentação do extrato bancário nos últimos três meses;
  • Importante que no extrato conste o valor que será usado para dar a entrada do imóvel;
  • Carta do contador no Brasil;
  • Holerites ou comprovantes pró-labore;
  • Declaração do Imposto de Renda.

Importante esclarecer que estes são os documentos de praxe exigidos pela maioria dos bancos que concedem financiamento de imóveis em Portugal para estrangeiros. Em alguns casos esta lista pode mudar e o banco ou intermediário bancário pode solicitar outros documentos comprobatórios de renda.

Documentos exigidos pelos bancos para aprovação do empréstimo

Qual a renda que devo ter para conseguir aprovação no empréstimo?

De forma bem simples, pois há toda uma análise de crédito feita pelos bancos, a renda deve ser de no mínimo 3 x o valor da parcela do imóvel. O comprador ainda precisa comprovar que tem recursos para dar o valor da entrada.

Um fator decisivo para a concessão do crédito é a chamada “taxa de esforço”, um indicador que mostra o percentual do valor da parcela do empréstimo sobre a renda total disponível do cliente.

A taxa de esforço não é mais que a percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos até então contraídos (habitação, automóvel, cartões de crédito, e outros).

No fundo, ajuda-nos a perceber qual é o rendimento que se tem disponível para fazer face às despesas do dia a dia (tais como alimentação, transportes e combustível, educação e lazer) após o pagamento das obrigações mensais com créditos.

Idealmente, esta taxa não deverá ser superior a 33%, ou seja, um terço do rendimento total do agregado familiar.

Saiba tudo sobre a taxa de esforço e como ela é calculada

Prazos do financiamento de imóveis em Portugal

Os prazos são de até 30 anos para pagar. Ao final deste artigo trazemos uma calculadora online onde é possível fazer simulações do financiamento.

Taxa de juros

As taxas de juros praticadas pelos bancos nos europeus são de aproximadamente 5% ao ano. A taxa varia conforme análise de crédito e também durante o prazo do financiamento.

Para um prazo de 30 anos, por exemplo, a taxa normalmente permanece fixa para os primeiros 5 anos e depois flutua nos próximos 25 anos conforme variação da taxa básica de juros americana. Para proteção das partes geralmente estabelece-se uma banda com piso e teto dos juros durante o período flutuante (aproximadamente 2% para mais ou para menos). Os valores são definidos na data de assinatura do contrato.

Qual o valor da entrada?

Uma dúvida frequente de investidores é sobre o valor da entrada no financiamento de imóveis em Portugal. A entrada é necessária?

Sim, a entrada é obrigatória para estrangeiros que desejam financiamento em Portugal e geralmente fica entre 35% e 40% do valor da propriedade. Vale lembrar que quanto maior o valor da entrada mais fácil a aprovação por parte dos bancos, já que o valor da parcela diminui e, consequentemente, a taxa de esforço.

Comprar imóvel financiado em Portugal

Posso quitar o empréstimo antes do prazo? Há multa?

A maioria dos bancos cobra uma pequena multa (percentual bem reduzido) para antecipação ou quitação do empréstimo antes do prazo contratado.

Quanto tempo demora a aprovação do financiamento?

O processo todo para aprovação do empréstimo costuma ser de 30 a 60 dias. É o tempo necessário para os bancos analisem todos os documentos.

Como posso fazer uma simulação do financiamento?

Clique aqui para fazer uma simulação personalizada

Está pensando em financiar a compra de um imóvel em Portugal?

Caso seja de seu interesse comprar um imóvel em Portugal financiado, entre em contato sem compromissos com a CAP International. Será um prazer explicar sobre o processo de financiamento e também sobre o processo de compra.

Converse agora mesmo comigo por WhatsApp: +55 11 98111-2555 (Carlos Barros).