Neste post trouxemos, de forma resumida, um guia prático sobre o processo de compra de um imóvel em Portugal. Seguem as principais etapas:

8 passos para comprar seu imóvel em Portugal

1 –  Defina o objetivo da compra

Você quer um imóvel para investimento? Quer morar em Portugal? Quer um segundo lar para suas férias?

Dependendo do objetivo, as características do imóvel são diferentes. No caso de imóveis para Airbnb é importante atentar para as leis e zoneamentos que permitem a prática.

2 – Onde você quer comprar em Portugal? Escolha a cidade e bairro

Se você ainda está ponderando onde estabelecer seu novo lar em Portugal, criamos um guia destacando os melhores lugares em Portugal para chamar de lar. Portugal oferece uma ampla variedade de locais, alguns dos quais são especialmente adequados para expatriados devido a vários fatores, como amenidades favoráveis, diversidade cultural e comunidades acolhedoras. Permita-nos ser seu guia confiável na identificação do lugar perfeito para comprar e se estabelecer, garantindo uma transição tranquila para sua nova vida em Portugal. Não hesite em entrar em contato e conversar comigo pelo WhatsApp. Clique aqui para iniciar a conversa agora pelo WhatsApp (Meu nome é Bruna Barros).

3 – Escolha um consultor imobiliário de confiança

Escolha um consultor que seja experiente, acessível e de confiança. Dê preferência a consultores que já conheçam o público brasileiro e suas necessidades.

Evite falar com vários consultores ao mesmo tempo. No Brasil é comum conversar com diversos consultores para poder ter acesso a uma quantidade maior de opções no mercado. Em Portugal não funciona desta maneira e isso pode trazer conflitos. O mercado imobiliário português funciona de forma diferente do Brasil.

4 – Valor do imóvel e financiamento

Nesta fase, leve em consideração os recursos que você já tem disponível e também que você pode financiar até 70% do valor do imóvel por meio de bancos de Portugal (juros baixos europeus e prazos de até 30 anos). Caso opte pelo financiamento, é este o momento que você precisará, com a orientação de seu consultor imobiliário, solicitar uma pré-aprovação de crédito junto aos bancos de Portugal.

5 – O que o imóvel precisa ter (características)

As características de um imóvel em Portugal podem ser muito diferentes daquelas que estamos acostumados no Brasil. Você sabia que muitos prédios aqui não possuem elevador ou garagem? Por isso é fundamental definir as principais características que seu imóvel precisa ter: quantidade de quartos, banheiros, garagem, elevador, terraço, se faz parte de condomínio, etc.

6 – Avalie as opções e faça a proposta

Nesta fase você já terá seu crédito pré-aprovado no banco (caso tenha optado pelo financiamento0 e seu consultor já terá lhe enviado as opçoes disponíveis no mercado dentro do perfil que busca. Avalie-as , com a ajuda de seu consultor imobiliário, e faça a proposta de compra!

7 – Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV)

Chegou o momento de assinar o contrato de compra e venda. Normalmente é nesta fase que se paga um sinal ao vendedor.

8 – Escritura

Esta é a etapa final do processo de compra e venda, momento em que o restante do valor do imóvel deve ser transferido ao vendedor. É na escritura onde também são pagos os encargos e impostos referentes à compra do imóvel e o negócio é concretizado entre as partes, com a transferência da propriedade ao comprador.

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada em Portugal. Caso queira saber mais sobre imóveis em Portugal, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: Clique aqui para iniciar a conversa agora pelo WhatsApp (Meu nome é Bruna Barros).