Os compradores estrangeiros batem recorde na compra de imóveis em Portugal. O país tem atraído cada vez mais estrangeiros, sejam compradores em busca de investimento, um segundo lar na Europa ou residência definitiva. Recente estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística em Portugal mostra que a compra de imóveis por parte de indivíduos que não possuem residência fiscal em Portugal atingiu o recorde de 11,4% de todas as venda realizadas em 2022. No ano anterior (2021) este percentual foi de 6,4%.

O mercado imobiliário em Portugal nunca esteve tão aquecido! Foram 170 mil imóveis vendidos em 2022, com um movimento de quase 32 milhões de euros. Deste montante, os estrangeiros foram responsáveis por 3,6 milhões de euros.

Pela primeira vez o setor imobiliário de Portugal ultrapassou os 30 milhões de euros em negócios. O preço médio de venda ficou em 189 mil euros, um aumento de 12% em relação à 2021.

Compradores estrangeiros batem recorde em Portugal

Algarve e Grande Lisboa são as regiões preferidas dos estrangeiros

A região de Algarve foi responsável por 26,2% do número de transações de estrangeiros, conquistando o topo da lista. Em segundo lugar vem a região de Grande Lisboa, com pouco mais de 20% das transações.

Os estrangeiros impulsionam cada vez mais o mercado imobiliário português, especialmente brasileiros e americanos. Números mostram que o valor médio gasto por um estrangeiro é consideravelmente superior ao gasto por um cidadão com domicilio em Portugal. Enquanto um residente fiscal em Portugal gasta em média cerca de 180 mil euros, um estrangeiro gasta 280 mil euros.

Qual a melhor região em Portugal para comprar um imóvel?

Algarve é sem dúvida uma região fantástica e encantadora, com excelente qualidade de vida. Não à toa, a região está no topo do ranking na preferência dos compradores globais. Contudo, é preciso ter cuidado no momento de escolher a região ideal para morar em Portugal. A decisão é subjetiva e deve levar em consideração diversos fatores.

Como já mencionei aqui no blog, eu também sou uma expatriada que decidiu morar em Portugal. Sou brasileira, naturalizada italiana. Eu e minha família tivemos que passar por todo o processo de mudança, incluindo escolher a região e cidade para nos estabelecermos em Portugal.

Vários fatores guiaram nossa decisão, incluindo: 1 – Excelentes escolas para nossos dois filhos pequenos, 2 – Comunidade internacional acolhedora para expatriados, 3 – Bairro amigável e residencial e 4 – Clima agradável.

Decidimos por morar na região metropolitana de Lisboa, perto de Cascais. Quer saber qual a região que escolhemos? Explico em detalhes o que guiou nossa decisão e qual a região neste artigo: 7 melhores cidades de Portugal para morar

Procurando o imóvel ideal em Portugal?

Eu sou Bruna Barros, sócia da CAP International, imobiliária global especializada em Portugal. Quero ser seu “braço direito” na jornada para compra de um imóvel em Portugal. Meu trabalho vai muito além da simples intermediação do imóvel. Quero orientá-lo em toda a jornada, seja o seu objetivo investimento, segundo lar ou mudança definitiva para Portugal. Converse agora mesmo comigo por WhatsApp: Clique aqui para iniciar a conversa agora pelo WhatsApp