A Praia do Magoito é outro tesouro escondido em Sintra, ainda pouco conhecida dos turistas e relativamente pouco frequentada, especialmente em comparação às populares Praia Grande e Praia das Maçãs, também em Sintra. Sua extensa orla dourada e a enorme falésia de xisto que a acompanha montam um cenário natural incrível e único, em conjunto com o tom azul turquesa do mar. É possível avistar, ao longe, na direção sul, o Cabo da Roca.

Muito frequentada por familias, é também generosa em boas ondas, atraindo entusiastas de surf e bodyboard.

Dependendo da estação do ano e horário do dia, a maré pode mudar muito. Em alguns momentos formam-se piscinas naturais com bancos de areia. As crianças se divertem (os adultos também).

O mais divertido, especialmente para os pequenos, é um córrego que desce da Serra de Sintra cruza a orla, desaguando no mar. Esse córrego, que varia de profundidade ao longo do dia e das estações do ano funciona como uma piscina natural para as crianças, ficando quente sob o sol, tornando a experiência agradável para os banhistas.

Praia do Magoito: Um Tesouro Natural em Sintra

Infraestrutura

Apesar de ser uma praia mais tranquila e natural, a Praia do Magoito oferece alguma infraestrutura básica para os visitantes. Existe um bar-restaurante, com banheiros e uma amplo terraço onde é possível sentar e tomar um café ou uma cervejinha, enquanto belisca uma porção e aprecia toda a beleza natural do local.

Junto ao bar há uma área aberta que serve de estacionamento. Também há chuveiros ao ar livre para os banhistas.

Duna consolidade da Praia do Magoito

Uma das maiores curiosidades da praia e ponto de atração é uma duna consolidada, ou seja, uma duna que já se estabilizou e endureceu ao longo de milênios. A duna fica logo ao lado esquerdo de quem desce a rampa de entrada da praia. A formação é classificada como monumento geológico. Estudos arqueolóticos evidenciam a existência de humanos na região desde os tempos do Paleolítico.

No vídeo abaixo é possível visualizar a duna consolidada à esquerda, logo no início. Ao fundo, a falésia de xisto.

Outra curiosidade da Praia do Magoito é que suas águas são ricas em iodo, apresentando uma das maiores concentrações da Europa.

“Mexilhão Santo”: Tradição de Páscoa na Praia do Magoito em Sintra

Todos os anos, durante a Páscoa, a Praia do Magoito em Sintra recebe centenas de pessoas em um acontecimento chamado de “Mexilhão Santo”. É uma tradição antiga que parece ter origem na proibição de consumir carne na Sexta-Feira Santa. Logo cedo moradores locais, com seus amigos e familiares, invadem a praia. Munidos de facas e baldes, dedicam-se à coleta dos mexilhões nas rochas durante a maré baixa.

A tradição não é exclusiva da Praia do Magoito, podendo também ser testemunhada em outras praias populares da região de Sintra e Cascais.

Pôr do Sol Mágico

Um dos momentos mais mágicos da Praia do Magoito é o pôr do sol. À medida que o sol se põe sobre o oceano Atlântico, o céu se transforma em uma paleta de cores espetacular. Muitos visitantes se reúnem nas falésias para assistir a esse espetáculo da natureza e tirar fotos.

Localização: Como chegar à Praia do Magoito em Sintra

A Praia do Magoito está localizada no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, Portugal (veja Google Maps abaixo).

O acesso para a praia é de carro. Há estacionamento no local e geralmente é fácil de encontrar vagas, mesmo nos dias de verão.

Quer morar perto das belas praias de Sintra?

O concelho de Sintra é uma área que vai muito além da cidade de Sintra. É possível encontrar locais ideias para se morar que estão até mais próximos de Cascais do que da própria cidade de Sintra. Por este motivo é uma área muito interessante para expatriados. As melhores escolas internacionais estão nesta região. Ao mesmo tempo você estará perto de Cascais e de Lisboa. O preço por metro quadrado não é tão alto como em Cascais e Lisboa e a qualidade de vida nesta região é excelente.

Caso queira saber mais sobre imóveis em Sintra ou qualquer outra região de Portugal, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: Clique aqui para conversar agora comigo por WhatsApp (Bruna Barros).