Neste artigo quero compartilhar com vocês uma informação simples, porém que diz muito sobre o mercado imobiliário em Portugal!

Você sabia que durante o ano de 2022 foram transacionados 170 mil imóveis em todo o território português?

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa (INE). É um número, em termos absolutos, muito baixo, especialmente se compararmos com outros destinos globais procurados por investidores.

Neste artigo vou ajudar você a interpretar este número, que parece uma informação “crua”, mas é extremamente revelador e fundamental para que você entenda o mercado português, o que fará a diferença na hora de comprar seu imóvel em Portugal.

Não deixe de ler até o final!

170 mil? Sim, este é o total de imóveis vendidos no ano em Portugal

170 mil imóveis é um número baixo?

170 mil é um número baixo? Depende da interpretação! E é este exercício que quero fazer com você agora.

É claro que, em termos relativos, o número pode ser interpretado como um valor alto. Aliás, o setor está super aquecido e vem crescendo a cada ano. Ao todo, estas 170 mil transações em 2022 foram responsáveis por movimentar quase 32 bilhões de euros, o que responde por mais de 13% do PIB português.

Portanto, não há como dizer que o número é baixo!

Não podemos esquecer que Portugal é um país pequeno, tanto territorialmente como em número de habitantes. São pouco mais de 10 milhões de pessoas vivendo em todo o país, o que representa metade da população da Grande São Paulo, no Brasil.

Mas em termos absolutos é muito baixo!

E é isso que se faz necessário entender deste mercado, no momento de comprar um imóvel. Entenda por que no próximo tópico!

Por que em termos absolutos é baixo?

Apenas a título de comparação, o estado da Flórida nos EUA, outro mercado que atuo há mais de 12 anos, transacionou mais de 400 mil imóveis durante o ano de 2022.

Estamos falando de um único estado no país, a Flórida. No território inteiro americano foram mais de 5 milhões de imóveis vendidos.

Olhando para estes números é fácil de entender por que interpreto 170 mil um dado baixo.

E por que é fundamental compreender esta informação na hora de comprar um imóvel em Portugal?

Por que o mercado é “pequeno”, ou seja, há poucos imóveis disponíveis para compra.

E o cenário torna-se mais desafiador por conta da altíssima demanda que Portugal enfrenta neste momento. Demanda que cresce a cada ano impulsionada pelo investidor estrangeiro.

O governo português esforça-se para liberar licenças para novas construções e fazer frente a demanda crescente, porém o número de novas licenças não é suficiente. Vale lembrar que as novas construções demoram anos até a entrega das chaves.

Como agir em um mercado restrito e aquecido? Esteja preparado para comprar!

Aqui então chegamos na parte principal deste artigo!

Se você pensa em comprar um imóvel em Portugal deve agir considerando que o mercado é pequeno, restrito e competitivo.

Em mercados com estas características você deve se preparar, caso contrário, sua oferta de compra nem sequer será considerada pelos proprietários.

A famosa “pechincha”, que estamos acostumados no Brasil, deve ser deixada de lado ou usada com muita cautela e estratégia. Você estará concorrendo com diversos outros compradores.

A importância da pré-qualificação de crédito!

Uma dica valiosa que sempre destaco para todos que tem verdadeira intenção de comprar é fazer a pré-qualificação de crédito. Esta dica vale apenas para aqueles que utilizarão empréstimo bancário com bancos portugueses para realizar a compra, que é a maioria dos clientes que me procuram aqui na imobiliária.

A pré-qualificação de crédito no setor imobiliário é um processo onde suas informações financeiras básicas, como sua renda, dívidas e histórico de crédito são analisados por um profissional do setor. Este processo determinará o valor máximo em dinheiro que você possivelmente consegue obter emprestado junto aos bancos, com o objetivo de comprar um imóvel. Saiba tudo sobre pré-qualificação e pré-aprovação de crédito neste artigo

Outra dica é já ter os documentos básicos prontos, como o NIF, por exemplo!

Sobre a CAP International

A CAP International é uma imobiliária global especializada em Portugal e voltada para o público brasileiro. Caso queira saber mais sobre como comprar um imóvel em Portugal, entre em contato agora mesmo e converse comigo por WhatsApp: Clique aqui para iniciar a conversa agora pelo WhatsApp (Meu nome é Bruna Barros).